27 junho 2009

O Histórico da Máquina de Costura

Para o funcionamento da primeira máquina de costura, um elemento era fundamental: a agulha de ponta dupla, com um furo no centro, para que não precisasse inverter a posição da agulha para bordar ou costurar. Essa agulha foi patenteada por Charles F. Weisenthal, em 1755.
Mas a primeira máquina de costura propriamente dita, com algumas características da máquina moderna, foi patenteada em 1790 pelo inglês Thomas Saint. A máquina que ele criou era para trabalhar em couro, e tinha uma sovela que se movia verticalmente, para fazer furos por onde passa o fio.
O alfaiate francês Barthélemy Trimmonier patenteou uma máquina, para costurar tecidos, 40 anos depois. Apesar de ter recursos modestos, em 1841 Barthélemy já tinha fabricado e posto a funcionar em Paris cerca de oitenta máquinas. mas um grupo de operários, que temia o uso das máquinas, destruiu suas oficinas. Depois disso, o inventor ainda conseguiu duas patentes por melhoramentos, em 1845, e tentou também registrá-los na Inglaterra e Estados Unidos, mas não obteve sucesso.
Em Nova York um outro inventor realizava experiências, ao mesmo tempo que Barthélemy: Walter Hunt. Este criou a agulha curva, com um furo na ponta. A agulha conduzia o fio através do tecido e formava uma laçada. Durante vinte anos lutou em vão para obter uma patente que lhe garantisse os direitos de seu invento.
A primeira máquina de costura de uso prático foi patenteada por Elias Howe em 1846, e este foi o felizardo que passou para a história como seu inventor - embora tivesse de lutar arduamente para isso, inclusive pelos tribunais. Um de seus principais adversários foi Isaac M Singer, que obteve a patente de uma máquina de costura em 1851. Já em 1850 Allen b. Wilson havia patenteado a máquina com um gancho oscilante para colher o fio superior; em 1856, James Gibb lançava a máquina de costura que trabalhava com um fio só.
Como a máquina de costura revolucionou a indústria da confecção, expandiu-se bastante e hoje em dia (o texto foi escrito em 1972) contam-se cerca de 2000 tipos de máquinas - alguns inclusive bastante especializados. As partes básicas da máquina, entretanto, são as mesmas: a agulha com perfuração na ponta, o gancho giratório e a laçadeira deslizante. A forma de acioná-la é que mudou radicalmente nos últimos anos: de manivelas e pedais, hoje chegou-se aos modernos motores elétricos, que são muito mais rápidos e poupam muito cansaço a quem costura.
Autor: Dener Pamplona de Abreu
Livro: Curso Básico de Corte e Costura, Ed. Rideel, 1972

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!