16 junho 2009

ZIGUEZAGUE

ziguezague: desfiles incríveis, oficinas transitivas, conversas transversais

A 6ª edição do ziguezague acontecerá entre 20 e 23 de junho de 2009. O evento realizado pelo MAM e pelo Senac São Paulo conta com a presença fiel de um público interessado no trânsito entre diferentes linguagens e manifestações da moda e da arte, composto por estudantes, pesquisadores e profissionais de ambas as áreas.
As atividades incluem a mostra desfiles incríveis, as oficinas transitivas e as conversas transversais e contam com a participação pesquisadores de diversas áreas, curadores, artistas e estilistas, entre outros profissionais que estimulam e instigam o diálogo entre os campos da arte e da moda e promovem diagonais entre reflexões e práticas.
Nesta edição, algumas participações super especiais merecem destaque. A conversa transversal de abertura traz a curadora Cristina Freire, autora do livro Arte conceitual (Jorge Zahar, 2006) e co-curadora da 27a Bienal de SP. Ela vai abordar o artista-pesquisador - aquele que se aproxima do antropólogo - linha de ação bastante presente no trabalho de grandes nomes da arte contemporânea. Na mostra desfiles incríveis, Ronaldo Fraga vai comentar três de suas inesquecíveis apresentações no SPFW e Alexandre Herchcovitch conversará com a pesquisadora Cristiane Mesquita sobre dois de seus emblemáticos desfiles.
As oficinas transitivas contam com as presenças de Mana Bernardes <http://www.manabernardes.com.br/> e Mary Figueiredo Arantes <http://www.marydesign.com.br/>, designers de acessórios e objetos singulares. Cada uma a seu modo, aproxima cotidiano e design de modo bastante poético e convoca os participantes para processos de criação inspirados na vida.
Crianças entre 6 e 10 anos novamente terão oportunidade de participar do ziguezague, se inscrevendo na oficina Ilustração, moda e história proposta pela estilista Rita Wainer <http://www.ritawainer.wordpress.com/>. Interessados em modelagem, poderão se inscrever na oficina da modelista Ozenir Ancelmo que vai abordar processos criativos em arte moda e moulage.
Além disso, o evento terá o prazer de ressaltar o diálogo entre arte e moda a partir da a apresentação de seis pesquisadores. Os convidados da conversa transversal de domingo são ex-alunos de programas de graduação, pós-graduação e mestrado recém-formados em diferentes universidades e poderão compartilhar suas experiências de trânsito por essas linguagens, assunto de grande interesse do público.
Felipe Chaimovich, curador do MAM, destaca a importância da moda para a arte contemporânea: “A relação entre vida e arte é um dos temas norteadores da arte contemporânea. A moda torna-se, assim, uma interface de pesquisa privilegiada para artistas refletirem sobre a cultura atual, pois materializa comportamentos de diversos segmentos da sociedade. O ziguezague traz ao MAM o debate entre arte e moda, representado por diversos profissionais de ambas as áreas, criando ainda um diálogo com o acervo e com as exposições do Museu. Ao participar do evento, o público terá acesso a uma discussão de ponta na cultura, tendo a oportunidade de aprender e criar.” Para o Senac São Paulo, centro de referência na área de moda, o ziguezague afirma o direcionamento da instituição em eventos que instiguem reflexões, reforçando a perspectiva de compartilhar experiências e consolidar conhecimentos.

Programação ZIGUEZAGUE Junho 2009
Desfiles incríveis - Desfiles disparam comentários de estilistas e pesquisadores e diálogo com o público.
Conversas transversais - Convidados comentam intersecções, aproximações e deslocamentos entre arte e moda.
oficinas transitivas – Trânsito entre linguagens e técnicas conduz breves trajetórias de criação.
Número de participantes: 20
Data: 20 a 23 de Junho de 2009
Local: Auditório e ateliê do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Parque do Ibirapuera
Inscrições: 1º – 18 JUN
educativo@mam.org.br / 5085.1313 - Patricia Naomi
Entrada gratuita para Desfiles incríveis, Conversas transversais
Taxa de R$10 para oficinas transitivas
Vagas limitadas: InscriçÕes na hora do evento sujeitas à disponibilidade de vagas
Informações no site http://www.mam.org.br/
e no blog http://ziguezagueblog.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!