02 fevereiro 2009

Sobre a Moda

Estava conversando com um amigo, recém chegado da Europa, que matava a saudade das mulheres brasileiras mas o que lhe causou admiração no começo agora lhe causava estranheza.
Admirando as mulheres achou os peitos mais aformoseados, redondos, enfim eles lhe apeteceram. Mas o que era admiração lhe causou estranheza, pois começou a notar que todos os peitos eram iguais, inclusive nas praias.
A estranheza causada se tratava do soutien de bojo, tão apreciado por nós brasileiras para termos mais volume nessa região. O que não pensei é que nossos peitos tão formosos são agora todos iguais, grandes sim, mas padronizados.
A partir dessa conversa comecei a pensar na moda e as padronizações. Em pequenas atitudes, em pequenas vontades que vamos consumindo e nos tornando um modelo pronto que achamos interessante, mas aos olhos de quem?
Não há um vilão e não somos ingênuos ao consumir qualquer "moda". Para mim a moda é também essa imposição de modelos, comportamentos mas é também a possibilidade de nos diferenciarmos em nossas roupas, acessórios, cabelos, etc. Podemos nos reinventar todos os dias, é como uma brincadeira deliciosa de sermos nós mesmos.