29 julho 2010

Flávio de Carvalho e seu New Look


No dia 18 de outubro de 1956, o engenheiro civil, arquiteto e artista plástico Flávio de Carvalho desfilou pelas ruas do centro de São Paulo trajado com o New Look de verão. Saiote verde, blusão amarelo, sandálias e meia arrastão converteram o corpulento engenheiro numa espécie de tribuno romano passeando ante o olhar atônito de pedestres e repórteres que estampariam, no dia seguinte, em todos os jornais, a inusitada matéria.
Na realidade, o lançamento fazia parte de uma série de reflexões que Flávio de Carvalho vinha publicando no Diário de São Paulo onde analisava com extrema lucidez a criatividade a evolução da moda a luz dos acontecimentos políticos e sociais mais importantes da história da humanidade.
O artigo do dia 24 de junho "Moda de Verão para a cidade" anunciava as vantagens do New Look e as instruções de uso do inovador modelo.
Esta série de 40 artigos intitulada "A moda e o Novo Homem" foi publicada no diário de São Paulo entre 4 de março e 21 de outubro de 1956 nas edições dominicais na coluna "Casa, Homem e Paisagem".
Vocês podem ler esses artigos em uma publicação de 1992, disponível nas melhores bibliotecas universitárias de SP e recentemente me deparei com uma publicação da editora Azougue.
Vale a pena ler as reflexões do artista a respeito da História da Moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!